Hospital São Camilo

RETROFIT TOTAL DO PRONTO SOCORRO EM FUNCIONAMENTO 1.210 m2 em apenas 150 dias

A premissa básica deste projeto foi considerar o menor impacto possível na operação do Pronto Socorro. As fases de execução do projeto foram definidas para que, mesmo em condições provisórias, fosse possível executar a obra concomitantemente ao funcionamento das atividades e este objetivo foi atingido através da adoção de várias estratégias específicas.

Um dos desafios foi executar a obra sem a disponibilidade de projetos cadastrais estruturais e de instalações. A nosso favor tivemos o apoio da equipe de manutenção do hospital, que se mostrou extremamente presente e comprometida.

O canteiro de obra foi mobilizado fora do complexo hospitalar, em virtude da falta de espaço. Esta peculiaridade, a princípio podendo ser considerada um inconveniente, foi administrada pela nossa equipe com maestria, fazendo com que este local fosse parte importante no processo de estoque e reposição de material, além de apoio estratégico para descarte provisório de entulho. Foram criadas equipes especificas nos horários de menor fluxo de atividades do PS, composta por um time dinâmico e diligente, para abastecimento de materiais e remoção de resíduos e entulho.

Para a execução de cada fase foram criadas estruturas provisórias adjacentes as áreas a serem retrofitadas, a fim de que as equipes do hospital continuassem sua operação próximo as suas bases. Cuidados específicos para isolar cada espaço que teria a intervenção executada – do ponto de vista de instalações – minimizaram intercorrências e possibilitaram praticamente nenhuma interrupção no funcionamento da unidade.

Os isolamentos de cada etapa, contemplando antecâmaras, permitiram a redução dos níveis de ruído e supressão da poeira resultante de demolições.

À medida que a obra avançava, a ordem e as áreas de cada fase de intervenção foram modificadas, ora em virtude do fluxo de pacientes, ora a fim de atender as necessidades da operação – porém sem alteração do prazo final acordado.